domingo, 24 de outubro de 2010

REFLEXÃO SOBRE O V SEMESTRE


SÃO LEOPOLDO, 24 DE OUTUBRO DE 2010.

REFLEXÃO SOBRE O V SEMESTRE

Neste semestre estudamos a Gestão, a Organização da escola pública na sua administração e pedagogia.

Também estudamos Psicologia.



Na história do Brasil vimos que a Educação nasceu descentralizada. Na nossa legislação está previsto o Sistema de Ensino Federal, Estadual e Municipal. Estes sistemas organizam-se de forma articulada.

Vimos também a importância dos movimentos sociais e sindicais na luta pela democracia.

A participação social nos diversos acontecimentos da vida do país está refletida nas conquistas e na evolução da cidadania do nosso povo.

A Gestão Democrática e o Projeto Político Pedagógico são as bases para a qualidade da Educação.

A escola pública coloca-se como aliada as lutas do povo. Porém na sua organização interior sofreu impasses que foram distanciando o seu fazer pedagógico da realidade da sociedade.

Na Gestão Democrática percebemos a proposta de um resgate deste envolvimento, na construção do conhecimento, da cultura, da autonomia e nas relações pessoais e institucionais, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

Este trabalho fica registrado no Plano Político Pedagógico, que será a base para elaboração do Regimento Escolar do estabelecimento de ensino, mostrando as diretrizes e linhas de ação a serem seguidas.

Deve acontecer uma divisão de responsabilidades e tarefas visando a organização desta autonomia. O acompanhamento deste trabalho deve ser feito através das diversas participações sociais em conselhos escolares, grêmios estudantis, associação de pais, de moradores e dos grupos constituídos na comunidade, que queiram participar do projeto escolar.

Contando com esta ampla participação é possível as transformações da escola pois atendem aos anseios da comunidade como um todo, incluindo o gerenciamento financeiro das instituições.

Se o Plano Político Pedagógico contemplar o respeito a autonomia escolar, as propostas de currículo amplo, irrestrito e flexível, a valorização da classe do Magistério e funcionários de escola, a aplicação de medidas que levem a qualificação da educação e dos seus resultados o caminho será a concretização da Gestão Democrática nas escolas.

A Escola é uma instituição que deve ser autônoma na construção e na

execução de seus projetos educativos, respirando democracia em sua

gestão, resgatando a história da sua comunidade e oportunizando a

interação na diversidade.

O professor é o principal ator na mudança dos destinos da escola pública,

no sentido de estimular os alunos nos caminhos da cidadania.

O Plano Político Pedagógico que dá suporte ao Regimento Escolar faz da

escola e dos professores transformadores dos espaços na construção do

fazer democrático.

O currículo é um processo que deve ser levado a projeção cultural e influi sobre o ambiente, os recursos, os professores, o planejamento, avaliação. É a implementação do projeto pedagógico.

Nas mudanças que ocorrem na sociedade onde as informações estão ao alcance de todos, o tempo todo, a escola assume mais um novo papel processando estas informações em saberes de acordo com os seus significados. Nesta nova concepção de currículo o professor também muda seu trabalho e a maneira de encarar a sua profissão.

O Plano de Estudos da Escola é o documento que mostra a realidade e a identidade do currículo desta escola, e sua autonomia .

Esta autonomia, no entanto, precisa ser articulada em valores e finalidades comuns procurando preservar a unidade da educação nacional.

Para instituir esta unidade, o Ministério da Educação estabelece diretrizes curriculares que orientam os Sistemas de Ensino e as escolas que os integram na formulação de suas propostas, levando em conta a abrangência, a especificidade e a transversalidade, através de pareceres e resoluções.

O Ministério da Educação e do Desporto, através do Conselho Nacional de Educação, em seu parecer CEB 04/98, faz saber das Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.

Este documento estabelece os norteadores das práticas pedagógicas da escola em autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum dentro da ética formando os direitos e deveres da cidadania; preocupa-se também com a clareza que a identidade do estabelecimento fica explícito em suas propostas; que a interação entre as diversidades que compõem a comunidade se faça presente em processos de aprendizagem, contemplando currículo, conteúdos mínimos e parte diversificada; que integre a Educação Fundamental, a vida cidadã e as áreas de conhecimento; que a escola envolva em seu trabalho todos os segmentos da comunidade escolar estando presente nos processos sociais transformadores; que os projetos e atividades partirão do interesse de suas comunidades, que todas as estratégias da escola estejam contempladas na LDB.

Na escola em que trabalho realizamos muitos projetos que envolvem a comunidade.

Iniciamos a algum tempo um projeto sobre reciclagem, pela preocupação de conscientizar os alunos na conservação do meio ambiente. Os professores da Área de Ciências elaboraram e pesquisaram material sobre o assunto que usamos no trabalho com os alunos do Currículo por Atividades. Foram escolhidos Agentes Ecológicos que se reuniam, debatiam e levavam para suas turmas as conclusões.

Participamos de Feiras de Ciências com convidados da comunidade.

Recolhemos papel, vidros, PETs, no galpão construído para armazena-los até a venda. Este trabalho já tem há alguns anos e agora está sendo montada uma oficina de reciclagem de papel no próprio galpão.

Creio que este trabalho,aqui resumidíssimo, apresenta fatores que o Plano de Estudos da Escola está seguindo as orientações das diretrizes curriculares, indo além do núcleo comum dos conteúdos, ampliando os conhecimentos e as aprendizagens em suas propostas envolvidas dentro da parte diversificada estabelecida por essa diretriz.

Este semestre mudou meu olhar sobre as diretrizes curriculares. É um assunto muito interessante e que está totalmente inserido na nossa prática. Foi um pouco difícil o entendimento sobre o assunto,que, me parece é apenas o início de uma pesquisa que deve ser contínua.

As diretrizes curriculares são estabelecidas pelos órgãos competentes fixando rumos, orientações flexíveis mas de caráter mandatório, levando em conta as necessidades básicas, as diferenças e os problemas sociais gerais para que os estabelecimentos de ensino, em acordo com a comunidade em que estão inseridas, promovam as suas identidades.

A escola em que atuo procura seguir estas linhas de orientação em suas propostas e em suas práticas.

Ficou clara a importância da organização da gestão escolar.

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