domingo, 24 de outubro de 2010

REFLEXÃO SOBRE O IV SEMESTRE



SÃO LEOPOLDO, 24 DE OUTUBRO DE 2010.

REFLEXÃO SOBRE O IV SEMESTRE

No eixo IV tivemos Ciências Naturais, Estudos Sociais e Matemática junto com o Seminário Integrador.

“ O espaço é a acumulação desigual do tempo.” Milton Santos, 1997.

O espaço é o lugar que ocupamos e construímos. As crianças precisam localizar-se e operar com relações espaciais.

O tempo possui várias dimensões que compreendem o tempo físico e histórico ou social. As crianças precisam localizar-se no tempo situando os fatos de sua vida e do grupo social do qual faz parte para relacionar com os outros grupos sociais entendendo e relacionando as diferentes trajetórias e situações de vida.

Nas Ciências Naturais situamos o espaço como responsabilidade do ser humano. Na Matemática verificamos como o tempo e o espaço podem ser avaliados e medidos.

Aprendemos que precisamos respeitar as diversas etapas de amadurecimento e entendimento pelo qual passa nosso aluno para aproveitar suas descobertas como base aos outros conhecimentos que ele precisa adquirir.

O nosso aluno deve ser preparado a identificar as diferentes formas de representar o mundo

As situações de problematização são momentos para a troca de informações, para o conhecimento e para a interação.

O ser humano deve sentir-se parte integrante e portanto responsável pelo ambiente que o cerca.

A vida na Natureza é estabelecida e mantida de acordo com regras claras, que precisam ser conhecidas e respeitadas.

Aprimorar as considerações a respeito dos acontecimentos e de suas experiências de vida e dos membros de sua família e comunidade, organizando os fatos que fazem parte do seu universo particular e daqueles que envolvem o grupo social a que pertencem é o objetivo deste conhecimento.

A memória é uma importante aliada na reconstrução do nosso passado para manter viva a nossa história.

Precisamos desenvolver o conhecimento histórico, favorecendo a formação da identidade cultural, desenvolvendo habilidades cognitivas e atitudes críticas no aluno, como sujeito no seu processo de crescimento.

Os fóruns de que participei neste semestre trouxeram muitas sugestões de procedimentos e atividades para usar com meus alunos As aulas de Matemática ficaram mais divertidas e meus alunos aprenderam mais.

O fórum sobre perguntas do SI IV fundamentaram minha prática a partir do momento em que percebi que precisamos de um olhar diferente sobre as perguntas e dúvidas dos nossos alunos e o quanto estes questionamentos podem ser aproveitados para o desenvolvimento das atividades em sala de aula.

Todas estas atividades tornaram minhas aulas mais interessantes e estimularam a criatividade e o aprendizado dos meus alunos. O papel do professor não é fácil. Esta prática da construção social da realidade exige lidar com um aluno que chega na escola com um conhecimento diversificado e fragmentado.

Neste caminho descobri que faço muitas coisas enquanto aluna da Graduação e o quanto isto está ampliando a minha visão de vida. As coisas já não me bastam e o tempo já não chega.

Agora já sei onde procurar os dados e pesquiso bastante antes de realizar os trabalhos escritos.

Depois de ler um texto de EESS percebi a importância de nos prepararmos para as futuras inclusões e resolvi aprofundar meus conhecimentos sobre a linguagem de sinais. Fiz meu segundo curso de Libras. Isto trouxe uma satisfação pessoal em saber que estou buscando caminhos para melhorar e crescer como pessoa e profissional.

Percebo e sinto-me orgulhosa do meu crescimento como pessoa e como elemento histórico na compreensão da realidade do mundo do qual faço parte.


Nenhum comentário: