sábado, 1 de maio de 2010

TEORIZANDO SOBRE A AVALIAÇÃO





SÃO LEOPOLDO, 01 DE MAIO DE 2010.



AVALIAÇÃO:
A prática pedagógica é orientada no sentido de desenvolver as habilidades e potencialidades da criança para que ela vá construindo o conhecimento. A avaliação permeia toda a ação pedagógica. Ela detecta avanços e dificuldades e acompanha o processo de construção do conhecimento.
O erro surge e deve ser interpretado como uma tentativa, uma hipótese em busca do acerto.
A avaliação é diagnóstica. Permite conhecer o aluno, sua convivência social, seus familiares, para identificar interesses, atitudes e comportamentos a fim de integrar objetivos da prática com os conhecimentos que os alunos já possuem.
A avaliação é formativa. Permite orientar e formar conhecimento por meio da retomada dos conteúdos abordados e da percepção dos avanços e facilidades no desenvolvimento do ensino, baseado em um acompanhamento constante das atividades realizadas e onde o professor avalia sua práxis.
A avaliação constitui sempre processo contínuo de observação dos avanços, das descobertas, das hipóteses de construção e das habilidades demonstradas pelos alunos.
Ela deve acontecer em registros periódicos das situações de aprendizagem de cada um em relação aos resultados esperados, comparando as diferentes etapas da trajetória.
A auto-avaliação será a reflexão sobre seus próprios conhecimentos e seu crescimento, redefinindo seu modo de aprendizagem.
A parte mais difícil da prática pedagógica é a avaliação. `
É difícil avaliar e ser avaliado.
Esta é uma etapa a ser vencida com muito esforço, dedicação, humildade e critérios.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá, Sandra!
Fizeste destaques importantes sobre a avaliação, mas é importante aprofundar esta postagem com os registros e reflexão das evidências de TUAS aprendizagens sobre este assunto.
Afirmas que "O erro surge e deve ser interpretado como uma tentativa, uma hipótese em busca do acerto" e como tu olhas para teus erros? Também os interpreta como tentativas?
Abraços, Cátia