domingo, 30 de maio de 2010

O BRINQUEDO E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO




SÃO LEOPOLDO, 30 DE MAIO DE 2010.


A brincadeira, os gestos e o desenho, são atividades que estão no alicerce da linguagem escrita.
Todo brinquedo envolve representações, o que coincide com a língua escrita, uma vez que também ela é toda pautada em representações em signos.
Assim, o brinquedo é uma atividade que concorre para o estabelecimento da capacidade de lidar com representações, sem a qual fica , no mínimo complicada a alfabetização propriamente dita.
O que leva a crer que o brinquedo é uma das atividades indispensáveis quando se busca desenvover os pré requisitos para a alfabetização.
O início da idade escolar corresponde ao momento em que a criança lida com regras sem maiores dificuldades.
Uma criança que , em processo de alfabetização , escreve a palavra casa com z por certo não tem ainda maturidade suficiente para perceber a regra que convenciona a palavra casa com z. Isto não é verdadeiro. É possível e necessário intervir no sentido de desequilibrá-la.
As situações de brinquedo bem o demonstram.
Vê-se nesta atividade uma grande valia para o estabelecimento da capacidade de lidar com regras socialmente criadas, seja para obter êxito no jogo, seja para obter êxito na comunicação através da escrita ou para situar-se no mundo.
Nesta análise o brinquedo adquire sentido diferente da atividade que se refere somente recrear-se.
Brincar deixa de ser vista como uma atividade física passando a ser privilegiada enquanto uma condição necessária para o desenvolvimento da capacidade de representar, como também uma atividade que pode concorrer par a compreensão da realidade concreta.
O que a criança representa no brinquedo corresponde ao que ela observa no seu cotidiano e este nada mais é do que parte da totalidade.
Basta que o professor se coloque, nas interações que vivenciam com seus alunos , nas brincadeiras, como mediador do conteúdo histórico , a fim de que sejam elaboradas , na criança, formas de pensar capazes de teorizar sobre a realidade dos homens.

Bibliografia:
Dias, Sonia da Silva. O brinquedo e a formação do pensamento.

Os alunos buscam na interrelação dos jogos definirem papéis que os possibilitem a participação e o auto conhecimento. Nas brincadeiras é que vou encaminhando a minha prática para que eles se envolvam na alfabetização e aprendam as regras da leitura e escrita.

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