sexta-feira, 9 de abril de 2010

A TEORIA


Sexta-feira, 9 de abril de 2010.

A educação é um fator de mudança da sociedade, uma forma de intervenção para transformação.
Ela pode ser reprodutora da ideologia dominante, obedecendo o poder, posicionando-se como de direita; ou como desmascaramento, colocando o que está errado no poder,posicionando-se como de esquerda.
A educação é dialética onde os dois lados se comunicam, dialogam. Não pode ser neutra.
A educação deve posicionar-se a favor da decência, da liberdade, da autoridade, no sentido de deveres e direitos, da democracia e contra a discriminação e a dominação de qualquer tipo. Contra a miséria, o desengano e a desesperança. A práxis deve conter “boniteza”, onde o professor deve saber o que deve ensinar, brigar pelo que acredita e pela valorização do seu trabalho, com incansável persistência e humildade. O professor deve estar seguro e capaz de ensinar seus conteúdos porém não só sobre eles mas agindo com ética, decência, coerência nos seus objetivos, atitudes e procedimentos. O professor deve mostrar, avaliar, ser aberto a discussões sobre o seu esforço. O próprio professor pode ter dúvidas sobre o seu poder de autoridade, mas a dúvida leva ao questionamento e mantém a mente aberta para as mudanças necessárias.
Bibliografia:
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia.

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