sábado, 17 de abril de 2010

A LINGUAGEM E A ESCRITA


São Leopoldo, 16 de abril de 2010.


“ A linguagem humana é um sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto do conhecimento.”
Vygotsky

O trabalho com crianças nas diferentes áreas do currículo exige ambientes aconchegantes, seguros, desafiadores, criativos, alegres e divertidos nos quais as atividades elevem sua auto estima, valorizem e ampliem sua leitura do mundo e seu universo cultural. A criança deve ser estimulada em sua curiosidade e capacidade de pensar de decidir, de imaginar , de se expressar em jogos , brincadeiras na natureza, através das artes, expressão corporal e histórias contadas, dramatizadas, lidas e ouvidas.
Precisamos estar atentos para mediar situações de linguagem e instigar a criação destas situações.
A educação é um ato político. A política, a ética e a estética andam juntas. Na prática pedagógica, a estética dos espaços, dos materiais, dos gestos e das falas, mostra a criança formas de expressão que envolvem o político na maneira de relacionarem-se e comprometerem-se com o outro e com o seu grupo social.
A linguagem ocupa um papel central nas relações . Por meio da oralidade as crianças participam de diferentes maneiras de interação social e aprendem sobre a natureza e sobre a sociedade.
O mesmo ocorre com a palavra escrita. Envolvidas por diferentes suportes onde a palavra escrita pode ser observada, elas adquirem experiências culturais com práticas de leitura e escrita, muitas vezes mediadas pela oralidade, elas vão se constituindo como sujeitos letrados.

“Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não são inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e escrita.”( Soares, 1998, p.47)

Bibliografia:
Soares, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Oliveira, M.K. de. Vygotsky. São Paulo: Scipione, 1993.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Sandra!
Revise esta postagem com base nos comentários propostos às demais. Veja como pode enriquecer as evidências e argumentos das tuas aprendizagens.
Abraços, Cátia