domingo, 4 de abril de 2010


Domingo, Abril 04, 2010

:: PRIMEIRAS CONCLUSÕES TEÓRICAS


Reflexões sobre a teoria:


Para assegurar o desenvolvimento das potencialidades dos alunos é fundamental que a ação educativa se baseie em uma orientação metodológica, onde sejam definidos os objetivos de ensino, a organização do trabalho pedagógico, o tipo de resultados que se quer e, que, se conheça a realidade sóciocultural dos mesmos. As crianças precisam participar de situações de aprendizagem. A avaliação e o planejamento são fatores determinantes para a consolidação desta prática. A avaliação diagnóstica mostra o perfil da turma e suas necessidades. O planejamento pedagógico deve ser elaborado a partir da interação entre a proposta de ensino e os sujeitos da aprendizagem.

O aprendizado da linguagem escrita desde a mais tenra idade, se constitui numa ferramenta fundamental para assegurar às crianças, como atores sociais que são, sua inclusão na sociedade contemporânea. A criança se relaciona com esta sociedade mediatizada pela escrita, ressignificando essa sociedade e esse objeto do conhecimento. A apropriação da escrita se constitui em um instrumento de inserção cultural e social nesta sociedade grafocêntrica.

A infância é o resultado de uma construção paulatina das sociedades moderna e contemporânea, identificada como um estado diferenciado em que admite-se a especificidade que a constitui como uma das fases da vida humana. Sob influência da Psicologia e sem os olhares conceituais e metodológicos de outras áreas do saber científico, a infância foi compreendida como um fenômeno relacionada à vivência cronológica, cuja lógica e estrutura se pautavam pelos aspectos ligados à natureza. Estudos da Psicologia concederam pouca relevância à cultura na construção da infância. As investigações de Piaget tinham como objetivo principal investigar sua gênese e seu processo de construção analisando como o indivíduo dá sentido ao mundo compreendido. A centralidade de sua investigação era o indivíduo e não os aspectos presentes no mundo social nem tão pouco a forma como esse mundo exerce influência no desenvolvimento mental da criança. A centralidade da interação da criança com o mundo físico implicou em uma compreensão da infância como um universo isolado. Ao tratar de estabelecer o quê, o quando e o como , ocorreu uma artificialização da cultura e do seu acesso. Esse patrimônio cultural foi transformado em um conjunto de signos e símbolos organizado a partir da idéia que o adulto possui da infância e de seu universo simbólico. Vygotsky ressaltou a importância da interação entre as condições sociais e a base do comportamento humano como elementos fundamentais para sua teoria sobre o desenvolvimento. Ao nascer, os seres humanos dão respostas adaptativas por meio de estruturas mentais denominadas elementares, tais como: os reflexos condicionados, as reações automatizadas, os processos de associação simples, elaboradas principalmente por determinantes biológicos. O elemento central que faz com que as chamadas estruturas elementares de bases biológicas se sigam outras chamadas superiores é o uso de signos ou de outros instrumentos psicológicos. Atribuir sentido a um objeto é uma condição dada culturalmente, assim como também o é a capacidade de transmitir a outras gerações esses significados. Esta capacidade de usar signos sofreu mudanças ao longo da história da humanidade. A primeira delas é que os signos vão se transformando em processos internos de mediação. Ao longo do processo de desenvolvimento o indivíduo substitui as marcas externas e passa a utilizar signos internos, ou seja, representações mentais que substituem os objetos do mundo real. A segunda transformação é a organização dos símbolos em estruturas complexas e articuladas. Os sistemas como a linguagem, a escrita, o sistema de números, são criações da sociedade ao longo da história humana, modificando a forma social e o nível de desenvolvimento cultural dessa sociedade.A aquisição do sistema de escrita adquire uma relevância estrutural para o indivíduo que passa a dominá-lo.

De acordo com Vygotsky (2000) as crianças menores são capazes de descobrir a função simbólica da escrita, desde que seu significado seja relevante a vida e que seu aprendizado seja através de situações de brincadeiras.

É na interrelação com as outras culturas que a cultura infantil se constitui. O sistema de escrita do universo adulto exerce inflência nesta cultura. Sua tomada de consciência desse mundo ocorre por meio da ação e pela atividade lúdica.

"O jogo contem todas as tendências evolutivas de forma condensada, sendo em si mesmo, uma considerável forma de desenvolvimento" ( Vygotsky,2000; 156).

Na infância a aprendizagem da leitura e da escrita deve levar em conta que ao se apropriar desta tecnologia a criança vai se tornando usuário desse sistema, reconstruindo as bases do sistema de escrita, formulando hipóteses de interagir com os signos e símbolos veiculados socialmente, considerando que a sociedade contemporânea grafocêntrica tem nesta linguagem um bem cultural e que sua "apropriação" (Ferreiro, 2003) é uma forma de inclusão.
Com todas estas leituras vou encaminhar meu projeto envolvendo as aprendizagens em muitas brincadeiras e jogos para ir de encontro ao que a teoria apresenta e conseguir alfabetizar e letrar minha turma de segundo ano.

Bibliografia:
Ariés, P. História social da criança e da família.2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Ferreiro, E & Teberosky,A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
Oliveira, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento. Um processo histórico. São Paulo: Scipione, 1997.


Marcadores: SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Em primeiro lugar peço que me desculpes pela demora no contato contigo a respeito sobre tuas postagens no blog.
Ao ler tuas postagens deste semestre percebi que o foco principal tem sido a reflexão das tuas propostas durante a prática do estágio. Pude observar que estas reflexões são importantes para este momento de tua formação acadêmica. Entretanto, é necessário ressaltar que o blog é um espaço para autoreflexão, um espaço onde as TUAS APRENDIZAGENS devem ganhar destaque e sre o principal foco da tua reflexão.
Desta forma, sugiro que retome as orientações sobre as postagens do portfólio de aprendizagens disponíveis em http://peadsaoleopoldo.pbworks.com/Portfolio-de-Aprendizagens e realize uma auto-análise de teus registros a partir dos critérios enviados pela profª Jaque, (por e-mail) e transcritos abaixo.
Qualquer dúvida entre em contato.
Abraços, Cátia

"Pontos positivos
a) apresenta uma aprendizagem da semana
b) apresenta evidências da aprendizagem
c) articula experiências concretas com algum ponto teórico
d) aborda questões significativas no contexto de aprendizagem e experimentação de novas práticas pedagógicas

Pontos negativos

e) a postagem é excessivamente curta/superficial, não permitindo que o tema tratado seja apresentado de maneira mais profunda
f) a postagem é longa, mas traz pontos teóricos sem conseguir realmente contextualizá-los nas experiências práticas
g) a postagem do blog é apenas uma transcrição (literal ou não) das reflexões semanais do estágio"