SÃO LEOPOLDO, 24 DE OUTUBRO DE 2010.
REFLEXÃO SOBRE O VII SEMESTRE:
“ O diálogo é este encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, na relação eu-tu.”Freire
O semestre mostrou que o ensinar e o aprender devem estar em permanente análise e discussão. As propostas para uma educação que vise a transformação do cidadão responsável e atuante, perpassam pela cooperação, interação, autonomia e realidade. A educação é um instrumento de construção política e social.
Na Didática:
“ A escola pode integrar o processo de resistência a dominação e a superação, contribuindo significativamente para uma prática social que seja transformadora.” Freire
Planejar é uma forma de organizar o ensino e a aprendizagem, criando estratégias de tratar as informações e a relação entre problemas e hipóteses para a formação do conhecimento.
Na EJA:
“Nada mais significativo e importante para a construção da cidadania do que a compreensão de que a cultura não existiria sem a socialização das conquistas humanas. O sujeito anônimo é, na verdade, o grande artesão dos tecidos da história.” (PARECER CNE/CEB nº 4/98)
A concepção desta leitura e escrita busca a vivência do aluno, dentro do contexto em que ele está inserido, no desenvolvimento de habilidades e competências que busquem dar sentido e uso social da língua.
Na Linguagem:
A questão da língua passa para o primeiro plano. As linguagens são múltiplas. Os usos e funções das diversas formas de comunicação levam a consciência da pluralidade e da diferença. A história lida, escrita e falada, mostra a luta de todos para participar ativamente da vida em sociedade. A busca por uma vida saudável, com respeito, condições estruturais de acessibilidade, atendimento especializado, recursos e preocupação com a integração e o crescimento como seres humanos.
No semestre:
“ Nascido com as características da sua espécie, cada indivíduo humano percorre o caminho da ontogênese informado e alimentado pelos artefatos concretos e simbólicos, pelas formas de significação, pelas visões de mundo fornecidas pelo grupo cultural em que se encontra inserido.” ( Oliveira, 1999, p 65)
Antes de aprender a decodificar códigos é importante a leitura do mundo, procurando dialogar como ser social que tem a oportunidade de participar sendo leitor e escritor da sua própria história.
O trabalho pedagógico precisa incorporar essas demandas sociais e culturais, considerando as multiplicidades e explorando as diversas formas de comunicação.
O processo educativo é uma ação política para libertar as pessoas baseado no diálogo.
A escola busca suas práticas pedagógicas contextualizadas para sobreviver neste tempo.
Por meio da linguagem, o ser humano expressa suas idéias, sentimentos, crenças e valores, no contexto de sua cultura.
Encerramos este semestre na expectativa do estágio.
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