domingo, 1 de novembro de 2009

ALFABETIZAÇÃO


Então:
"Como é que se aprende a ler e escrever?"


Para alfabetizar é fundamental apresentar a funcionalidade do código da escrita. Não há como separar a alfabetização do letramento.
Julgo que essa dissociação nem existe.
Se não há ligação com a realidade e o código alfabético não pode existir leitura e escrita.
Estabelecer um real contato entre os processos de alfabetizar e a prática social é fundamental para que se tenha sucesso.
A construção da leitura e escrita deve estar baseada na vivência do aluno, dentro do contexto do qual ele está inserido, fazendo parte da sua história.
O conhecimento de como o aluno formula as suas hipóteses na construção do seu aprendizado torna-se fundamental para que através dos conflitos ele possa ultrapassar cada etapa do seu crescimento.
É necessário levar a criança a desenvolver as habilidades e competências envolvidas na aquisição da leitura e escrita, onde ela aprenda a decodificar e codificar , decobrindo as relações entre os sons e as letras, enquanto compreende o sentido dos textos e a interpretação da palavra escrita. da escrita.

Um comentário:

Unknown disse...

Querida Sandra,
Suas publicações estão interessantes. Porém, você precisa realizar uma reflexão sobre o seu processo de aprendizagem, trazendo as evidências e as teorias estudadas na argumentação.
Bjs,
Jaque Picetti