domingo, 4 de outubro de 2009

ESCOLA


Os caminhos da escola para contribuir com a sociedade


“na medida em que possibilita uma leitura crítica da realidade, se constitui como um importante instrumento de resgate da cidadania e que reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social”(Freire, 1991:68)


A escola foi pensada democraticamente. Todos tem direito e acesso a ela. Na realidade as diferentes ideologias encaminham este discurso para a utopia. Ainda nos deparamos com uma educação alienada da realidade e preocupada em favorecer o poder de alguns. A construção das práticas escolares na interação devem partir de uma transformação da concepção de letramento. Os usos, funções e contextos da escrita devem levar em conta a pluralidade e a diferença. O letrado é aquele que tem desenvolvido e usa uma capacidade metalingüística em relação a sua linguagem. O letramento é um conjunto de práticas sociais que usam a escrita. A escola tem se preocupado apenas com um tipo de letramento que é a alfabetização como processo de aquisição de códigos alfabéticos e num´ricos que leva a promoção. Este é um modelo de letramento parcial pois mostra apenas uma forma possível.
Podemos perceber que mudanças estão acontecendo.
A escola está começando a se mostrar vulnerável e busca firmar suas práticas pedagógicas contextualizadas para sobreviver neste tempo.
É uma mudança lenta e tardia mas que pode levar a novos rumos para o crescimento e valorização do cidadão e sua participação na história da sociedade da qual participa.

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Oi Sandra... Trazes a questão da escola trabalhar apenas com um tipo de letramento, a alfabetização e dentro disto trazes tuas opiniões e problematizações. Podemos pensar, a partir das tuas reflexões, na importância de começarmos a rever nossa prática pedagógica, procurando trazer para a sala de aula uma proposta mais interativa, considerando a bagagem trazida de fora pelo aluno, através de práticas significativas e contextualizadas. No entanto, será que estamos preparados para tais mudanças? O que estamos fazendo para que ocorra esta transformação? É importante refletirmos sobre isso! Abração pra ti.Gi