domingo, 6 de setembro de 2009

UM GRANDE PENSADOR


COMENIO

Nascido Jean Amos Komensky, em 1592, em Nivnice, Moravia ( República Tcheca). Filho único de pais protestantes. Estudou na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Em 1618, com a Guerra dos 30 anos, fugiu para a Polônia. Escreveu obras filosóficas e pedagógicas. Morreu em Amsterdã em 1670.

Considerado o “Pai da Didática Moderna”, o filósofo tcheco combateu o sistema medieval, defendeu o ensino de “tudo para todos” e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos das crianças.

“Comênio queria mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação. Era um grande idealista.”

A obra de Comenio revolucionou os métodos de ensino da época, pois ele acreditava que a educação deveria acompanhar as grandes descobertas em que o mundo estava envolvido naquela época, com a expansão do comércio e das navegações. Sua didática baseava-se no interesse do aluno e na sua experiência, aprendendo através da prática. Ele acreditava na ludicidade para facilitar o aprendizado e defendia o acesso irrestrito a leitura e escrita.



Gravura de Comenio mostrando uma escola.




Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Parabéns pelo investimento em pesquisas e em disponibilizar informações relacionadas às interdisciplinas do PEAD. Tal dedicação faz do teu blog uma boa fonte de consulta, que para ficar ótima só precisa indicar as referência de tuas publicações de forma a dar mais credibilidade a este espaço. Por exemplo, de onde você coletou estas informações sobre Comenio?
Outro ponto a destacar é o teu posicionamento e reflexão sobre as informções disponibilizadas. Qual é o teu olhar sobre as ideias deste pensador?
Solicito nova postagem com a qualificação de tua reflexão sobre este registro.
Qualquer dúvida entre em contato.
Abraços, Cátia