segunda-feira, 21 de setembro de 2009

LETRAMENTO


“na medida em que possibilita uma leitura crítica da realidade, se constitui como um importante instrumento de resgate da cidadania e que reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social”(Freire, 1991:68)


A escola foi pensada democraticamente. Todos tem direito e acesso a ela. Na realidade as diferentes ideologias encaminham este discurso para a utopia. Ainda nos deparamos com uma educação alienada da realidade e preocupada em favorecer o poder de alguns. A construção das práticas escolares na interação devem partir de uma transformação da concepção de letramento. Os usos, funções e contextos da escrita devem levar em conta a pluralidade e a diferença. O letrado é aquele que tem desenvolvido e usa uma capacidade metalingüística em relação a sua linguagem. O letramento é um conjunto de práticas sociais que usam a escrita. A escola tem se preocupado apenas com um tipo de letramento que é a alfabetização como processo de aquisição de códigos alfabéticos e num´ricos que leva a promoção. Este é um modelo de letramento parcial pois mostra apenas uma forma possível.
Podemos perceber que mudanças estão acontecendo.
A escola está começando a se mostrar vulnerável e busca firmar suas práticas pedagógicas contextualizadas para sobreviver neste tempo.
É uma mudança lenta e tardia mas que pode levar a novos rumos para o crescimento e valorização do cidadão e sua participação na história da sociedade da qual participa.



O processo educativo é uma ação política para libertar as pessoas baseada no diálogo. Antes de aprender a decifrar os códigos é importante a leitura do mundo. Apaixonar-se por esta leitura é participar da evolução enquanto ser humano e cidadão crítico.

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Oi Sandrinha... Vivemos em diferentes culturas e dentro desta diversidade, a comunicação oral e escrita, também acontece de forma diversificada. O contexto, os sujeitos, as épocas, as idades, a formalidade, são alguns dos fatores que influenciam nestas diferenciações. No entanto o que a escola deve levar em conta ao trabalhar com a linguagem, é que há a diversidade e que não somos iguais. Logo, cabe a ela levar ao aluno essa percepção, desenvolvendo suas potencialidades de domínio das múltiplas linguagens possíveis! Abs.Gi