segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE


LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE


Os sistemas de representação que usamos para nos comunicar foram criados a partir de necessidades diversas. Os métodos e processos de aprendizagem da leitura e escrita foram sendo redefinidos a partir das mudanças nas exigências de tal apropriação. Não há como unificar os significados da linguagem sem distorcer o uso da oralidade, leitura e escrita.

“ A escola enfrenta o desafio de incorporar ao currículo essas demandas sociais e culturais e de articular meios para responder a elas.”( Dalla Zen; Trindade, 2002).

O trabalho pedagógico precisa incorporar essas demandas sociais e culturais, considerando as multiplicidades de interlocuções explorando, de forma mais dinâmica e contextualizada, os diversos materiais de leitura e escrita.
Devido a esta complexidade, os discursos reguladores das nossas expectativas da leitura, escrita e oralidade, em sala de aula não é tarefa fácil, mas devem abordar estratégias pedagógicas visando as possibilidades de interação e inclusão.


“A escrita é a pintura da voz.”
Voltaire

A palavra escrita vem do verbo scribere que significa fazer letras.
Em sentido amplo compreende qualquer sistema semiótico de caráter visual e espacial. Em sentido restrito, designa a notação de caráter visual e espacial da linguagem verbal.

“... a expressão gráfica do discurso, a fixação da linguagem falada de forma permanente ou semi-permanente.”
David Diringer

“... expressão gráfica da linguagem”.
C. Higounet

Certo é que não podemos desassociar a leitura da escrita e nem a leitura e a escrita da oralidade.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Cara Sandra!
As questões que abordas neste post são muito pertinentes e creio que são importantes para o estudo realizado em Liguagem e Educação. Entretanto me pareceu que faltou uma maior argumentação da tua parte em alguns pontos:
* Que possibilidades você consegue identificar para o trabalho pedagogico incorporar as demandas sociais e culturais da linguagem?
* Em que fundamenta a afirmação: "Certo é que não podemos desassociar a leitura da escrita e nem a leitura e a escrita da oralidade"?
Para seguir pensando nesta discussão sobre leitura, escrita e oralidade te convido a visitar blog da Sheila (http://peadportfolio164267.blogspot.com/2009/09/linguagem.html) e de outras colegas para, no diálogo, aprofundar a reflexão.
Abraços, Cátia