segunda-feira, 15 de junho de 2009

RELATIVISMO DAS LEITURAS

" O bem e o mal oexistem na natureza humana como dois princípios em pé de igualdade."
Rosenfield

Entre o bem e o mal perpassam as relações humanas. Todo homem deve ser honrado em sua humanidade e respeitado em sua universalidade. Sendo o homem um ser livre pode usar o livre arbítrio. A liberdade pode ser constatada em cada esfera da atividade humana.


" A liberdade enquanto tal não existe, o que existe são condições progressivamente implantadas a fim de que os homens possam construir uma sociedade e um Estado livres."
Rosenfield

O homem só pode atuar livremente seguindo as regras por ele criadas. Nesta inter relação ele fomenta o conceito de bem e mal. Os códigos mantem o humano em constante vigilância para garantir a preservação da liberdade.

" O conceito do mal visa significar uma situação paradoxal segundo a qual a faculdade que o homem tem de se dar regras é reconhecida como um poder universal."
Rosenfield

A natureza humana é mortal. O homem habita um corpo com necessidades vitais e fisiológicas, como os animais. Esta animalidade pode se alienar e embrutecer. Quanto mais perto de sua origem natural, de seus instintos, maior a banalidade do mal. Esta incapacidade de refletir, de pensar, torna o mal sempre extremo.
É preciso ter a distância necessária para fazer a compreensão, reaprendendo em si mesmo o que se desprende da história organizando as relações para atingir o coletivo.
Qualquer espécie de explicação torna-se inadequada perante a dimensão dos crimes e monstruosidades de que o homem é capaz e tem feito.

" Faz parte da própria natureza das coisas humanas que cada ato cometido e registrado pela história da humanidade fique como uma potencialidade muito depois da sua efetividade ter-se tornado coisa do passado. Nenhum castigo jamais possui poder suficiente para impedir a perpetuação de crimes."
Hannah Arendt

A responsabilidade de adultos e educadores tanto em relação ao mundo como as crianças é formar a noção de coletivo, em que cada um crie seus pensamentos voltados para a existência de uma ética perante o grupo.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Sandra Nara!
Referindo-me aos pensamentos questionado o bem e o mal.

“A responsabilidade de adultos e educadores tanto em relação ao mundo como as crianças é formar a noção de coletivo, em que cada um crie seus pensamentos voltados para a existência de uma ética perante o grupo”.

Concordo que todo o homem deve ser honrado em sua humanidade e respeitado em sua universalidade.
Vou colocar o que penso, pergunto onde começa a separar o bandido do bom cidadão?
Pode-se apresentar uma explicação sócio-psicológica, podemos afirmar que o ser humano não é bom nem é mau. Ele é um ser em construção, conseqüentemente é no processo de construção de sua personalidade e de sua estruturação social que o ser humano se forma como bom cidadão ou como bandido. Sei que é muito vago, vamos pensar na condição humana do homem! Uma das suas características essenciais é a capacidade de escolher... Vou parar por aqui que o assunto é longo e demanda tempo e discussões.
Seguindo as tuas postagens onde falas da violência na escola, preconceitos raciais, etc.
Fico pensando na nossa responsabilidade como Educadora, como mãe, na qualidade de formadoras de homens!!!
Muito obrigada por suas postagens!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abr@ço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS