domingo, 10 de maio de 2009

COMO TRABALHAR SOBRE A AFRICA












Foi na África, há milhões de anos, que apareceram nossos ancestrais e dali partiram para povoar a Europa e a Ásia

Um trabalho de resgate histórico sobre a África e sua importância na formação da raça humana, envolvendo as suas contribuições nas técnicas da agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia, seus conhecimentos sobre astronomia e medicina,e , muito forte e presente, seus estudos e usos de sistemas matemáticos , pode mostrar a grandeza da participação destes povos.

Pesquisas relacionadas sobre os instrumentos musicais, a dança, assim como a variada arte da culinária, levam os alunos a perceberem que a cultura africana está presente na nossa diversidade e faz parte do nosso cotidiano.

Buscar informações sobre a situação atual deste vasto continente traz a realidade de um lugar onde acontecem os mesmos problemas do nosso país e revelam que as soluções usadas lá podem servir para resolver questões da nossa realidade.

O reconhecimento da África como o berço da humanidade e do conhecimento precisa fazer parte do currículo escolar.

Durante um trabalho de pesquisa das origens da família dos alunos encontramos variadas respostas. Algumas das famílias preservam, talvez inconsciente, alguns dos modelos de seus antepassados. A importância da preservação do modelo familiar pai, mãe, filhos, genros, mais os netos, vivendo em uma mesma casa ou em casas próximas, os saberes passados de geração a geração através de conversas em reuniões do maior número possível de membros, as discussões dos objetivos de cada um e dos rumos a tomar em conjunto, a soberania da opinião dos representantes mais velhos, as rezas, simpatias e benzeduras, a alegria espontânea e a forte tendência a unirem-se para que um cuide do outro, são algumas características percebidas.

Refletindo sobre todas estas questões estamos incluídos em um mundo em que tudo está sendo questionado e posto em dúvida. As percepções do mundo já não nos permitem afirmar nenhuma verdade. As relações com o outro implicam em auto conhecimento e discernimento, com respeito mútuo, do que é diferente e o diferente. A interação se dá pela necessidade de manifestar dos direitos a vida e a liberdade.

Nenhum comentário: